Roller Derby?!


Hãaaaaan? Derby? O cigarro? Não, não minha gente. Ainda bem que é totalmente diferente, é um esporte/hobby que exala saúde e feminilidade­. Muita gente por aí assistiu o filme "Whip It" e acha que Roller Derby são só meias e roupas legais, e um pouco de pancadaria (que inciante nunca pensou assim? rsrs).
Esse esporte surgiu em 1935. No início era apenas uma corrida de resistência onde o objetivo era completar 57 mil voltas, era apenas masculino. Historiadores consederam esse estilo o primeiro Roller Derby. Só em 1937 os organizadores perceberam que ficaria mais emocionante se as "trombadas" fizessem parte do jogo. (Risos maléficos). A pista era inclinada e o time era misto, com homens e mulheres, e o objetivo tornou-se defender e atacar.
Entre as decádas de 40 e 50 o Roller Derby se popularizou e ficou definido como brutalidade e rivalidade . Em 70 com o declínio da economia americana, caiu também o Roller Derby. Mas como tudo que é bom nunca some, em 2001 o Roller Derby ressurgiu com força total no sul dos Estados Unidos. Porém, nem todos o times antigos desapareceram, e outros criaram ligas para manter o Roller Derby tracional. A maioria das ligas são compostas por times femininos, há poucos times masculinos.
A primeira dessas ligas foi formada em Austin, Texas, em 2001. Desde então, mais de 30 ligas apareceram nos Estados Unidos. Essas organizações são em grande parte
administradas pelas patinadoras. A fundadora da Atlanta Rollergirls, Tanya Hyde, destaca que, "tudo é baseado na liga funcionando como um time, juntando fundos de dentro da liga, aproveitando os talentos que todas as mulheres possuem. As necessidades das patinadoras estão em primeiro lugar. Dessa maneira, pode-se assegurar que as patinadoras sempre serão bem cuidadas".
As participantes estão montando seus times inspirando-se nas outras ligas. Hot Legs Hooligan explica: "nós basicamente temos uma empresa inicial, com base em algo inédito, apenas com funcionárias voluntárias, é como começar seu próprio país".